Profissão Gestão Comercial - Números do mercado de trabalho

Salários

Os salários dos profissionais de Gestão Comercial variam grandemente de acordo com o cargo (nível de complexidade das atividades e atribuição de responsabilidades) e o tamanho da empresa. Como a gestão comercial é uma área central das organizações, diretamente relacionada com o seu sucesso no mercado, ela é bastante valorizada pelas empresas, o que significa salários mais altos do que setores periféricos e de suporte.

Em início de carreira, um assistente comercial que exerce atividades mais burocráticas e operacionais costuma ganhar de R$1.800,00 a R$3.000,00. Já a média salarial de um analista comercial sobe para R$4.900,00, quando a complexidade e a responsabilidade do profissional aumentam, podendo incluir o planejamento e a supervisão de estratégias comerciais. Acumulando experiência na área e formações e qualificações adicionais, como cursos de pós-graduação (especializações e MBAs), o profissional pode ser promovido a supervisor comercial, com salário médio de R$5.800,00, e posteriormente para coordenador comercial, que ganha em média R$6.400,00. Para os gerentes e diretores comerciais, a média salarial aumenta bastante: R$15.000,00 e R$30,000 respectivamente.

O mercado de trabalho

A concentração das vagas está no Sudeste, especialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas também há boas oportunidades no Sul e no Nordeste. A maior oferta de vagas é para o cargo de vendedor, mas no atual cenário extremamente competitivo, onde as empresas buscam estratégias para atrair e fidelizar clientes, aumenta cada vez mais a necessidade de profissionalizar a área de comércio e vendas das empresas, portanto cresce a demanda por especialistas nos cargos de assistente e analista comercial. Além disso, as organizações necessitam também de profissionais que entendam de tributação e legislação, uma das qualificações que diferenciam os gestores comerciais de outros tipos de administradores. Por ser uma área necessária em qualquer tipo de empresa, as oportunidades surgem em diversos setores como comércio, saúde, lazer, turismo, alimentação, etc. As vagas estão em empresas públicas, privadas e organizações não-governamentais (ONGs), de todos os tamanhos, desde microempresas a multinacionais. Um profissional que se destaca encontrará possibilidades de ocupar cargos de maior hierarquia, como gerente e diretor, com ótimos salários. Para isso são necessários muitos anos de dedicação e experiência. A procura por consultorias de gestão comercial também aumenta por parte de empresas que necessitam do serviço de forma mais pontual, especialmente em atividades de gestão de marcas. Nesse caso, o salário dependerá da quantidade de trabalhos realizados e dos preços estipulados para o serviço.

Por dentro da carreira em Gestão Comercial

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